Institucional
Defensores da Terra

A parceria entre o Sindicato e a Defensores da Terra já soma mais de 25 anos de plena sintonia. Foi em 1994 que as entidades se uniram para defender a causa ambiental e formar uma geração mais consciente da importância da proteção ao meio ambiente. Desde então, ambientalistas e seguradoras trabalham em prol de objetivos em comum: a proteção ao patrimônio e a prevenção ambiental.
A parceria proporcionou à Defensores concretizar sua primeira grande campanha em defesa da Mata Atlântica e das unidades de conservação da natureza do Rio de Janeiro, destinando recursos para pesquisa e mobilização social em defesa dos parques, reservas, rios e lagoas do Estado.
Por meio do apoio, puderam também investir na educação ambiental, estruturando um consistente Curso de Formação Ecológica que já completou mais de 20 anos, 40 edições e 1.500 alunos formados. É o único curso com certificado de formação ecológica gratuito que existe no Rio de Janeiro, com aulas ministradas por profissionais reconhecidos em seus campos de atuação, sobre os temais mais importantes da agenda ambiental na atualidade.
O Sindicato apoia ainda a participação estruturada dos Defensores da Terra em vários eventos anuais do calendário ambiental e técnico e subsidia informações no processo de elaboração de projetos que resultam em leis importantes de proteção.
Cartilha com orientações de coleta seletiva de lixo em condomínios
Com o apoio e orientações da Defensores da Terra, o Sindicato desenvolveu uma cartilha contendo o passo a passo para implantação da coleta seletiva em condomínios residenciais.
O material tem linguagem apropriada para que um público diversificado possa conscientizar e realizar de maneira mais responsável o descarte correto e ecológico dos seus resíduos em prol da sustentabilidade e do cuidado com o planeta.
A cartilha está disponível (clique aqui) e os condomínios ou administradoras que se interessarem em receber mais informações deste projeto podem enviar um e-mail para eventos@sindicatodasseguradoras.rj.org.br e agendar uma palestra gratuita!
Facebook: https://www.facebook.com/defensores.terra