O Sindicato tem origem na “Associação de Companhias de Seguros” fundada em 11 de dezembro de 1922 e constituída oficialmente em 21 de fevereiro de 1923, com a seguinte diretoria: Presidente, Comendador José Antonio da Silva; Vice-presidente, Ricardo Ramos; 1º Secretário, Carl Metz; 2º Secretário, Américo Rodrigues e Tesoureiro, Cícero Portugal.

A Associação teve seis diretorias, com mandatos de dois anos, e funcionou até 1933, quando em 16 de maio desse ano foi fundado o Sindicato dos Seguradores do Rio de Janeiro. A primeira diretoria do Sindicato ficou assim composta: Presidente, João Augusto Alves; Vice-presidente, Nilo Goulart; 1º Secretário, Arthur de Castro; 2º Secretário, Eduardo Sanz; 1º Tesoureiro, Aníbal Teixeira e 2º Tesoureiro, Raymundo Salgado Guimarães.

Nessa época, o Sindicato tinha sede à Rua do Rosário nº 116, 3º andar, e em 29 de janeiro de 1934 foram constituídas as suas primeiras comissões técnicas, sendo: Comissão Central e Regional de Vida, Comissão Central e Regional de Acidentes Pessoais, Comissão Central e Regional de Acidentes do Trabalho, Comissão Central e Regional de Automóveis, Comissão Central e Regional de Transportes, Comissão Central de Incêndio e Comissão Regional de Incêndio do Distrito Federal.

A associação ao Sindicato dos Seguradores do Rio de Janeiro, de acordo com o seu primeiro estatuto, ficava condicionada ao pagamento de uma jóia no valor de 300$000 (trezentos mil réis) e de uma mensalidade de 150$000 (cento e cinqüenta mil réis), acrescida de 10$000 (dez mil réis) por estado em que operava o associado.

Os estatutos que alteraram a sua denominação para Sindicato das Empresas de Seguros Privados e Capitalização do Estado do Rio de Janeiro foram aprovados por CARTA SINDICAL do Ministro de Estado de Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio em 26 de fevereiro de 1942, considerando-o como sindicato representativo das categorias econômicas compreendidas na Confederação Nacional das Empresas de Crédito.

Em 1960 sua denominação foi alterada para contemplar a criação do Estado da Guanabara e em 1975 sua base territorial ficou restrita ao município do Rio de Janeiro, sob a denominação de Sindicato das Empresas de Seguros Privados e Capitalização do Município do Rio de Janeiro. Em 1980 sua base territorial voltou a ser o estado do Rio de Janeiro, alterando-se consequentemente a sua denominação.

Em assembleia extraordinária das suas associadas, realizada em 8 de novembro de 2006, o Sindicato teve a sua base territorial estendida para o Estado do Espírito Santo e passou a representar também o segmento de previdência complementar, além de seguros privados, resseguros e capitalização, alterando, em razão disso, a sua denominação para Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros, de Previdência Complementar e de Capitalização nos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Assembleia Geral Extraordinária das associadas realizada em 20 de março de 2015 alterou a razão social e a denominação do sindicato para Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Resseguros e de Capitalização dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, passando a representar também a categoria econômica das seguradoras que operam no ramo do seguro de vida e que tenham sido autorizadas a operar com previdência complementar aberta.

O Sindicato desde a sua fundação em 1933 até a presente data foi dirigido por 30 diretorias.

Rio de Janeiro, 23 de maio de 2023.