Entrevista Ricardo Garrido

Entrevista Ricardo Garrido

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Sincor-RJ), Ricardo Garrido, falou com o SindSeg RJ/ES sobre o panorama do mercado de seguros em 2023 e a previsão para 2024.

Qual foi o desempenho do mercado de seguros no RJ em 2023?
R: O mercado de seguros apresenta crescimento estável de dois dígitos há anos, o que traz a atenção de players externos e investidores. Porém, o entendimento e a compreensão de como atuar num mercado de risco, requer todo o cuidado, conhecimento e paciência. Em especial, o Rio de Janeiro não nega o jargão “O Rio não é para Amadores”, e vem confirmando sua fama, se mostrando um estado desafiador, complexo, mas também com oportunidades.

Temos no estado do RJ um universo de 12 mil corretores de seguros, ainda muito concentrados nas carteiras de automóvel e saúde, mas entendendo a necessidade de diversificação e atendimento ao seu cliente em outros ramos de seguro, tais como: vida, residencial, equipamentos portáteis; como também para as empresas através dos seguros: empresarial, garantia, vida em grupo, responsabilidade civil, entre outros.

O Corretor é quem está mais próximo do cliente e percebe primeiro as suas necessidades de proteção, para, então, buscar as alternativas junto ao mercado segurador. É fato que ele está cada vez mais profissional e enxergando o seu papel de consultor do cliente, fazendo com que o segurado entenda os benefícios da apólice e compre seguros.

Apesar dos desafios da economia, o aumento alarmante das proteções veiculares e de um mercado de seguros ainda muito restritivo quanto a aceitação de risco, observamos, com alegria, o contínuo crescimento do setor e a consolidação do Corretor de Seguros como principal canal de distribuição, e mais que isso, reconhecido pelo consumidor como o profissional de sua confiança na hora de contratar seguros.

Tivemos um ano de 2023, que apresentou uma redução de sinistralidade e consequentemente de prêmio no Automóvel, mas, ainda assim os números foram crescentes, como também o foram nos Seguros de Pessoas. Isto mostra um consumidor mais informado e preocupado com proteção.

Quais as perspectivas do mercado para este ano?

Nossa expectativa para 2024 é de desafios ainda maiores, mas temos percebido no mercado a organização e busca por conhecimento, para entregar sempre a melhor garantia ao consumidor. O desenvolvimento rápido da Tecnologia, a Inteligência Artificial e os meios de comunicação são ferramentas presentes que têm sido encaradas como aliadas para o crescimento do setor. O Mercado através das Seguradoras, da ENS e do SINCOR precisam se empenhar e estar alinhados com a modernidade, trazendo inovação e fortalecendo conceitos utilizados. Precisamos nos comunicar melhor com a sociedade mostrando a necessidade de proteção securitária e previdenciária.

Acredito no crescimento sustentável do mercado de seguros e tenho certeza que a atualização constante e a qualificação do Corretor, entendendo os anseios do consumidor, buscando e contribuindo no desenvolvimento de produtos nas seguradoras, contribuirão sobremaneira para conquistarmos os objetivos.

Voltar