seguro de automóvel
Seguro de Carro e Proteção Veicular

Ao buscar uma proteção para o seu automóvel você já deve ter se deparado com ofertas de preços muito abaixo do mercado, certo? A proteção veicular é anunciada como sendo um seguro, mas trata-se de propaganda enganosa. O preço é menor, mas você pode acabar pagando caro pela escolha, já que as associações e cooperativas de proteção veicular não oferecem garantias que obedeçam as normas e regras que são impostas ao setor de seguros e nem são fiscalizadas pelos órgãos de governo responsáveis, no caso, a Susep.

Confira as principais diferenças entre proteção veicular e seguro de veículos e fique alerta à garantia que está contratando para não cair em uma armadilha:

1) O seguro de veículos tem de obedecer a uma regulamentação e fiscalização rígidas da Susep (Superintendência de Seguros Privados), o que garante todos os seus direitos como consumidor.

2) A proteção veicular é frágil e expõe os associados e cooperados a riscos e perdas. Se uma associação ou cooperativa falir, por exemplo, os compromissos assumidos podem não ser honrados.

3) O Procon não dá assistência à pessoa lesada pelo serviço de proteção veicular porque ela não é consumidora, mas sim associada.

4) Se precisar cancelar seu seguro, as seguradoras fazem isso a qualquer momento. Na adesão às associações e cooperativas isso só pode ser feito depois de 180 dias.

5) Fazer seguro do seu veículo é uma espécie de investimento. É ter a garantia de que, caso haja algum sinistro (acidente, roubo, furto, etc.), haverá o retorno previsto em contrato. Com a proteção veicular, seu gasto pode ser em vão e você ficará desprotegido quando mais precisar.

Faça seguro para seu veículo e fique tranquilo! Seu bem estará de fato protegido por uma empresa sólida, autorizada a funcionar e fiscalizada pelo governo. Com associações que vendem “proteção veicular”, a história é outra. Confira no site da Susep se a empresa é autorizada e fiscalizada para oferecer seguro: http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/mercado-supervisonado/entidades-supervisionadas