setor
Acompanhe abaixo os principais acontecimentos do setor
Seguro saúde é a mesma coisa que plano de saúde?
22 de janeiro de 2021
Apesar do nome bastante semelhante, os dois tem diferenças, principalmente na cobertura dos serviços. O vice-presidente do Sindicato, Pablo Rodrigues Guimarães, explica as diferenças entre as duas modalidades e o que você precisa ficar de olho na hora da escolha para se adequar ao que realmente precisa. Confira na entrevista!
O que é a ANS e qual a sua importância para o setor?
A sigla significa Agência Nacional de Saúde Suplementar, que é a reguladora, vinculada ao Ministério da Saúde, responsável pelas normas, controles e fiscalizações dos setores de seguros e planos de saúde de todo o Brasil desde 1998.
Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?
Os dois têm o mesmo conceito de oferecer assistências médicas e hospitalares aos seus beneficiários, mas o seguro de saúde é mais completo devido a possibilidade de livre escolha por parte dos beneficiários de seus médicos, hospitais e laboratórios conveniados ou não pelo seu plano. O Seguro Saúde oferece reembolso como o principal diferencial e seus valores dependerão muito da seguradora e dos planos contratados. Então, é muito importante prestar atenção nessa contratação.
O que é carência? A compra da carência é obrigatória pelas operadoras de saúde?
Carência é o período em que o beneficiário terá de aguardar para começar a utilizar seu plano com cobertura pela operadora de saúde em um determinado procedimento. A compra de carência não é obrigatória entre as operadoras de saúde. O que é de praxe acontecer no mercado de saúde, são negociações entre operadoras e seguradoras envolvidas. Caso a operadora “compre a carência” do seu contrato anterior, vale exigir que esta informação de redução e/ou isenção esteja prevista em um aditivo ou mesmo no novo contrato.