Sindicato das Seguradoras do RJ/ES doa dois drones para a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis do RJ

O Sindicato das Seguradoras do RJ/ES realizou na tarde desta quarta-feira, 27 de março, a entrega de dois drones doados para a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA). A cerimônia aconteceu na Sala de Imprensa da Cidade da Polícia, no Jacarezinho.

O titular da DRFA, delegado Allan Duarte, falou sobre a importância da parceria entre o estado e a iniciativa privada. “O artigo 144 da Constituição Federal cita que a segurança pública é dever do Estado, mas direito e responsabilidade de todos. E é exatamente isso que está acontecendo aqui hoje. A iniciativa privada está entrando em uma luta com a gente, uma luta árdua e difícil. Policiais capacitados não faltam, mas a gente sabe que à medida que o tempo passa, a criminalidade vai se organizando cada vez mais, vai incrementando a tecnologia e suas atividades, por isso a Polícia precisa acompanhar de alguma forma. Então, essa é uma ferramenta importantíssima e de grande utilidade para a gente. Com ela, vamos conseguir observar o que está acontecendo no cenário, se orientar, tomar a nossa decisão para depois agir com o máximo de precisão, evitando efeitos colaterais e preservando a vida de inocentes e dos policiais.”, afirmou o delegado.

Representando o Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), Carlos Oliveira, agradeceu ao SindSeg RJ/ES a doação. “Nossa polícia é excepcional e distinta. Cada um que passa por aqui deixa um tijolo na construção da nossa história. Mas, precisamos associar isso e as informações que temos com a tecnologia. Por isso, esses drones serão fundamentais para as nossas operações, pois nos dá o privilégio de observar antes de nos arriscar. Com esse equipamento, a vida de muitos colegas poderia ter sido poupada. Hoje, a gente levanta e aplaude os senhores que, ao invés de criticar, estão nos ajudando.”

O delegado Renan Mello, assistente da DRFA, falou sobre a importância da doação. “O que estamos presenciando aqui hoje nada mais é do que uma entidade da sociedade civil fazendo o papel de ser a responsável pela segurança pública também. Isso é algo que precisa ser valorizado, engrandecido e tratado como um ato pedagógico, porque as críticas e aconselhamentos vazios vêm de todos os lados. Agora, poucas vezes a gente vê a sociedade civil chamar para si a parcela da responsabilidade e somar forças com órgão estatal para melhorar o Estado e a sociedade em que a gente vive. Tenham certeza de que esses equipamentos serão utilizados com muito profissionalismo, empenho e valorização por parte da DRFA. Muito obrigado.”, agradeceu.

O presidente do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES, Saint’Clair Lima, falou do orgulho do Sindicato em poder contribuir para a construção de um estado mais seguro. “A integração de drones às atividades da Policial Civil tem se mostrado essencial no aprimoramento da segurança pública, contribuindo para a vigilância, monitoramento, prevenção e combate ao crime, com custos menores e, principalmente, preservando vidas.”.

O diretor-executivo do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES, Ronaldo M. Vilela, expressou a felicidade de ter concretizado essa doação. “Faz parte do estatuto do Sindicato essa parceria com o poder público. Ao longo dos anos, tivemos várias parcerias com a polícia do RJ. Essa que estamos realizando hoje é muito importante e nós desejamos que esses drones sejam muito úteis para o trabalho de vocês. O Sindicato vai estar sempre à disposição para colaborar com o que puder. Nesse caso em particular, o seguro se desenvolve muito quando a segurança pública é maior. Se o índice de roubo é menor, por exemplo, o preço do seguro vai ser menor também; é quase uma simbiose entre as atividades de seguros e da segurança pública.”, explicou.

O presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Sincor-RJ), Ricardo Garrido, também esteve presente no evento. Ele agradeceu o convite e falou em nome dos 12mil corretores do Rio de Janeiro. “A gente que circula no estado todo sabe a importância da polícia e de vocês estarem na rua. A sociedade civil precisa desse trabalho. Essa tecnologia agrega demais e eu desejo que, com ela, vocês possam cumprir um bom trabalho e que ela possa guardar a vida de vocês da melhor forma possível.”, finalizou.

Estiveram presentes também o delegado Vinicius Ferreira Domingos, ex-titular da DRFA, e Joel Gomes da Silva Júnior, representando a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).