Seguro-viagem nas férias: alívio para as horas incertas
As férias movimentam milhares de brasileiros, aquecendo o mercado de turismo e a economia nacional. Nesse período, tudo o que um turista mais quer é ter tranquilidade para aproveitar o destino escolhido, mas imprevistos podem acontecer e é preciso estar preparado para enfrentá-los.
Pensando nisso, a contratação do seguro-viagem é fundamental para garantir que o passeio seja tranquilo. Esse seguro se torna mais importante ainda porque a pessoa vai estar em um cenário de situações diferentes, fora de casa e de sua rotina de vida habitual. O seguro pode ser contratado para qualquer viagem. Se ela é para o exterior, o turista deve ficar atento pois alguns países exigem a prévia contratação de algumas modalidades de seguro.
O seguro-viagem é obrigatório em pouco mais de trinta países do mundo, mas mesmo onde não é, como nos Estados Unidos, é melhor viajar segurado porque as despesas médicas lá fora podem ser muito elevadas. Buscar socorro no exterior também nem sempre é fácil para quem não conhece o país ou não domina o idioma local. Mesmo para as viagens domésticas, em que não há exigência do seguro, a procura tem crescido.
Como funciona o seguro-viagem?
O seguro-viagem funciona como um plano de saúde temporário, válido para o período negociado com a seguradora, e como uma garantia de indenização em determinadas situações e acidentes específicos previstos no contrato.
A cobertura básica – e mais conhecida – do seguro-viagem inclui despesas médicas, odontológicas e hospitalares; atendimento médico e odontológico 24h; translado de corpo, em caso de morte; e cobertura para invalidez total ou parcial em caso de acidente. Além dela, é possível incluir outros serviços e garantias, como: despesas legais e judiciais; extravio, furto, roubo ou danos em bagagens; regresso antecipado no caso de cancelamento da viagem; reembolso por atraso ou cancelamento de voo; custeio de estadia para acompanhantes em caso de emergência médica ou acidente; indenização em caso de morte do segurado; e uma série de outras, incluindo serviços como de concierge, acompanhamento de menores e orientações no caso de perda de documentos e cartões de crédito.
Como contratar um seguro-viagem?
Diversas seguradoras oferecem esse tipo de seguro para os viajantes. Atualmente, é possível encontrar preços razoáveis de planos mais básicos mesmo para destinos internacionais, conforme o local que será visitado e as proteções contratadas pelo viajante.
Converse com seu corretor e descubra quais são as coberturas mais adequadas para você!