Seguro de condomínio x seguro residencial: qual é a diferença?
Você conhece o seguro de condomínio e o seguro residencial? Apesar de bem parecidos, existem algumas diferenças entre eles, desde a contratação até as proteções incluídas nas apólices.
O primeiro é obrigatório por lei e a responsabilidade da contratação é do síndico. Já o seguro residencial deve ser realizado de forma individual, e não há obrigatoriedade legal da sua contratação.
O que é seguro de condomínio?
A contratação deste seguro está prevista na legislação no art. 1345 do Código Civil Brasileiro, e independe de o condomínio ser predial ou de casas, residencial ou comercial.
O seu objetivo é segurar a edificação (reconstrução da estrutura) e os danos às áreas comuns (hall, corredores, salão de festas etc.).
Geralmente, existem duas modalidades de contratação:
- Básica: assegura indenização para os condôminos em caso de incêndio, raio, explosão, implosão, queda de aeronave, acionamento acidental de sprinklers;
- Ampla: com uma gama maior de cobertura, pode incluir desmoronamentos parciais ou totais, impactos de veículos terrestres, tumultos, danos elétricos, inundações, alagamentos, entre outras.
A responsabilidade de contratar e gerir esse seguro é do síndico do condomínio. Geralmente, o valor do seguro de condomínio é dividido entre os moradores e normalmente incluído nas cotas mensais.
Você conhece o seguro residencial?
É um seguro individual e opcional, que cobre os possíveis incidentes que possam acontecer dentro da casa ou do apartamento. É uma proteção para o imóvel e para os bens de seus moradores.
Geralmente, as coberturas são: para danos causados por incêndio, queda de raio ou explosão. Existe também a possibilidade de incluir serviços como os de encanador, eletricista, reparos em eletrodomésticos, chaveiro e outros.
Eu preciso dos dois seguros ou apenas um basta?
Os dois seguros se completam e garantem mais proteção para o seu patrimônio!
Como o seguro de condomínio cobre apenas áreas comuns, o interior do seu apartamento ou casa fica desprotegido. O seguro residencial irá cobrir possíveis danos ao seu lar.
Na dúvida, entre em contato com o seu corretor e proteja o seu patrimônio.