Seguro residencial: tudo o que você precisa saber
O que é o seguro residencial?
O seguro residencial é uma modalidade de seguro que tem crescido no Brasil. Trata-se de um seguro de uma propriedade privada, sendo própria ou até mesmo alugada, com planos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente. Mais do que proteger a casa ou apartamento do segurado contra roubos, furtos ou qualquer outro dano ao patrimônio, a maioria das seguradoras também dispõem de assistência 24 horas, com serviços de encanador, eletricista, vidraceiro, chaveiro, entre outros.
Qual o preço do seguro residencial?
O valor de um seguro residencial é muito mais baixo do que você imagina. Muitos segurados relatam que, ao fazer as contas, percebem que o custo-benefício do seguro residencial realmente compensa. Basta comparar o valor da apólice anual com os custos de reparos e manutenção que você tem em sua casa ao longo do ano: a pia entupida, o vazamento no encanamento, o dia que você esqueceu a chave dentro de casa, o reparo na fiação elétrica e muitos outros imprevistos que acontecem no dia-a-dia.
De um modo geral, o valor de um seguro residencial varia de acordo com as coberturas contratadas no plano, no tipo do imóvel, na localização dele e nos índices oficiais de inflação, que neste caso é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IPCA/IBGE). Geralmente, as seguradoras se baseiam nessas condições para estabelecer o valor do seu seguro e praticamente todas as seguradoras do mercado oferecem esse tipo de seguro.
Como funciona a cobertura do seguro residencial?
A cobertura do seguro residencial varia de acordo com as várias ofertas que as seguradoras propõem. Na verdade, a cobertura nada mais é que um conjunto de ocorrências ou eventos de riscos previstos no documento de contrato do seu seguro em que a seguradora cobrirá com o plano. Existem muitas opções de coberturas, da mais básica até a mais completa. Por isso, é importante que você verifique as necessidades da proteção do seu patrimônio. Você também pode contratar coberturas apenas para a residência, só para o que estiver dentro dela ou para as duas coisas. É importante lembrar que um seguro residencial pode ser feito tanto em nome do proprietário do imóvel quanto no nome do inquilino.
Quais as vantagens de ter um seguro residencial?
Listamos abaixo os principais benefícios do seguro residencial:
Cobertura básica para roubo; incêndio, raio ou explosão de qualquer natureza; danos elétricos; perda ou pagamento de aluguel; responsabilidade civil familiar; e vendaval.
Praticidade e segurança com assistência 24 horas: chaveiro, eletricista, serviço de hidráulica, vidraceiro e muitos outros. Algumas seguradoras incluem mais de 20 tipos de serviços.
Ótimo custo-benefício, principalmente quando levamos em conta o valor do imóvel e os custos atuais de reparo e manutenção da casa.
A contratação acontece sem burocracia (algumas seguradoras oferecem a opção de contratação de forma online) e não precisa de vistoria no imóvel.
É possível ter descontos se você associar o seu seguro residencial à contratação de outros seguros na mesma seguradora, como por exemplo o seguro automotivo ou seguro de vida.
Normalmente essa modalidade de seguro não possui carência ou período de fidelidade, e o segurado pode cancelar a contratação a qualquer momento.
Para escolher o melhor seguro residencial, fale com o corretor da sua confiança e veja qual seguradora atende melhor as suas necessidades e da sua família.