Seguro saúde e plano de saúde são a mesma coisa?
Não há dúvidas de que as despesas com saúde são uma das principais preocupações dos planejamentos financeiros de muitas famílias. Consultas, tratamentos, internações e operações consomem grande parte do orçamento e, dependendo da urgência e gravidade, buscar o atendimento público não é uma opção.
Por esse motivo, seguro saúde e plano de saúde são produtos cada vez mais procurados quando o assunto é cuidar da qualidade de vida. Mas você saberia dizer qual é a diferença entre eles?
Primeiro, é importante saber as suas similaridades: os dois são regulados pela Lei 9.656 e contam com a supervisão da Agência Nacional de Saúde (ANS), ou seja, o beneficiário tem os seus direitos garantidos pela atual legislação de saúde. Além disso, ambos têm o mesmo objetivo, que é fornecer assistência médico-hospitalar em um momento de necessidade; possuem carência (período em que os serviços não podem ser acessados pelo usuário), que é definida no contrato (tanto do seguro como do plano de saúde); e costumam cobrir desde simples consultas a clínicos generalistas e médicos especialistas até internações, cirurgias e exames (conforme definido em contrato).
Diferenças entre plano de saúde e seguro saúde
Agora vamos entender quais são as principais diferenças: com uma rede própria e/ou credenciada de atendimento médico, a abrangência da assistência oferecida pelo plano de saúde é limitada aos profissionais e estabelecimentos conveniados à operadora, por isso, o segurado não tem livre escolha na hora de buscar atendimento. Além disso, o beneficiário paga o plano mensalmente e, a depender do contrato, pode ter de pagar parte do custo dos serviços utilizados.
Já o seguro saúde, não “prende” os segurados a médicos, hospitais e laboratórios predefinidos. O beneficiário escolhe o profissional ou estabelecimento em que deseja ser atendido, faz o pagamento do serviço e depois é reembolsado pelo seguro.
Existe, também, um pagamento mensal no seguro saúde que é chamado de “prêmio”, valor a ser pago pelo segurado, sempre no prazo estipulado, garantindo, dessa maneira, a vigência do contrato e o atendimento contratado.
Os reembolsos podem ser integrais ou parciais, de acordo com as condições contratuais e os serviços utilizados. O valor do reembolso pode variar para mais ou para menos se o segurado optar por assumir parte maior ou menor do custo dos atendimentos. Por outro lado, o seguro saúde permite a adição de coberturas que se encaixam no orçamento do segurado.
Qual a melhor opção: plano de saúde ou seguro saúde?
Agora que já vimos como funcionam as modalidades seguro saúde e plano de saúde, você deve estar se perguntando: afinal, qual é a melhor opção? Ambas as modalidades propiciam uma boa garantia de atendimento de saúde ao segurado. Não há, portanto, uma resposta certa para esta pergunta, pois depende das necessidades individuais de cada pessoa. Alguns consideram que os planos de saúde oferecem cobertura mais ampla e mais acesso a serviços médicos, enquanto outros acreditam que os seguros de saúde são mais acessíveis e oferecem mais flexibilidade. No momento de escolher, o mais importante é analisar sua situação individual e familiar para tomar a melhor decisão do que se apresenta mais vantajoso para sua situação concreta, levando em consideração as coberturas, custos, limites e exclusões.