20 de dezembro de 2023

PGBL x VGBL – Diferenças e vantagens para o consumidor

Dentro do universo do planejamento previdenciário, existem diferentes tipos de plano autorizados pela Susep. Os mais comuns são o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre).

 Há algumas diferenças entre eles. O PGBL é legalmente um plano de previdência complementar, enquanto um VGBL é classificado como seguro de pessoa. A outra é tributária. 

O que é PGBL?

Nessa modalidade, você pode deduzir as contribuições efetuadas ao plano até o limite de 12% da sua renda bruta anual na declaração anual de renda à Receita Federal. Porém, esse benefício se aplica apenas a quem tem imposto a pagar ou quem declara através do formulário completo, no qual é possível discriminar as deduções.

O que é VGBL?

O VGBL se destina mais a quem quer aliar aplicação financeira com previdência . Nesse modelo, não existe a opção de deduzir o valor do imposto a pagar, mas a tributação na hora do resgate dos benefícios é menor. Isto porque o imposto a pagar no resgate é calculado somente sobre os rendimentos obtidos, e não sobre o total sacado. 

O VGBL também surge como opção para quem, já tendo superado o teto permitido para dedução das contribuições ao PGBL, ainda deseja investir em previdência para se beneficiar do diferimento fiscal. Neste caso, a partir do momento em que as contribuições ao PGBL superarem 12% da renda bruta do investidor, a pessoa pode complementá-las com a compra de um VGBL.

Tendo sido desenvolvido em linha com o PGBL, o VGBL é um plano de acumulação de longo prazo, em que o investidor define o valor das contribuições mensais e o prazo a partir do qual iniciará o recebimento de resgate. A seguradora calcula quanto deve ser o valor do benefício a ser pago em função da projeção de quanto será acumulado no período escolhido pelo segurado. 

Qual é o melhor para mim?

Depende! Aproveite que agora você já conhece todas essas informações a respeito do PGBL e do VGBL e escolha com mais facilidade, com o apoio do seu corretor, a modalidade que melhor atenda às suas necessidades e resulte em maior rendimento do seu plano de previdência privada!

Compartilhar:

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar
-->